INÍCIO / Novidades

Como funciona um gerador

Como funciona um gerador

Conteúdo

Quando não há acesso à rede elétrica principal ou durante crises, os geradores são essenciais para fornecer energia de backup. Esses dispositivos confiáveis ​​são frequentemente utilizados em residências, locais de trabalho e empresas para garantir um fornecimento constante de eletricidade. Mas você já pensou no mecanismo de um gerador? Este artigo examinará as operações internas de um gerador e explicará como ele funciona.

O que é um Gerador?

Um gerador, muitas vezes conhecido como gerador elétrico, é um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica. É composto de vários componentes que operam em conjunto para produzir eletricidade. Quando a fonte de alimentação primária está desligada ou indisponível, os geradores são feitos para oferecer eletricidade temporária ou portátil.

Vários tipos de gerador

Geradores inversores e geradores convencionais são as duas principais categorias de geradores.

Geradores padrão

Um gerador convencional é o tipo mais popular. Eles consistem em um motor, um alternador, um regulador de tensão e um sistema de combustível. Gasolina, diesel, GLP ou gás natural são apenas alguns dos combustíveis que podem ser usados ​​para alimentar esses geradores.

Geradores Inversores

Os geradores inversores são um tipo de gerador mais avançado e eficiente. Eles utilizam circuitos eletrônicos para converter a energia gerada em uma forma mais limpa e estável. Os geradores inversores são conhecidos por sua operação silenciosa e eficiência de combustível, tornando-os ideais para acampamentos, eventos ao ar livre e dispositivos eletrônicos sensíveis.

8 Componentes Básicos de um Gerador

peças do gerador

Os geradores elétricos modernos podem variar em tamanho e aplicação, mas seu funcionamento interno é geralmente o mesmo. Os componentes básicos de um gerador elétrico incluem:

  • Quadro: A estrutura contém e suporta os componentes do gerador. Ele permite que os humanos manuseiem o gerador com segurança e o protege contra danos.
  • Motor: O coração pulsante do gerador é seu motor, que converte combustível em energia mecânica. Gasolina, diesel, propano ou gás natural podem ser usados ​​para alimentar diferentes tipos de geradores.
  • Alternador: O alternador é responsável por converter a energia mecânica em energia elétrica. A corrente alternada (CA) é produzida pela combinação de um rotor e um estator.
  • Sistema de combustível: A tarefa de abastecer o motor com gasolina recai sobre o sistema de combustível. Linhas de combustível, uma bomba de combustível e um tanque de combustível fazem parte dele. As especificações do gerador determinam o tipo de combustível a ser utilizado.
  • Sistema de exaustão: Motores a diesel e a gasolina emitem escapamentos contendo produtos químicos tóxicos. O sistema de exaustão gerencia e descarta esses gases com segurança por meio de um tubo de ferro ou aço.
  • Regulador de voltagem: O regulador de tensão garante que o gerador produza uma saída de tensão consistente e estável. Ele regula a saída elétrica para evitar danos aos dispositivos ou aparelhos conectados.
  • Carregador de bateria: Os geradores dependem de uma bateria para iniciar. O carregador de bateria é responsável por manter a bateria carregada, fornecendo uma tensão flutuante de exatamente 2.33 volts por célula.
  • Painel de controle: O painel de controle está localizado na parte externa do gerador e contém vários medidores e interruptores. Os recursos podem variar de acordo com o gerador, mas o painel de controle geralmente inclui um motor de partida, medidores de controle do motor e um interruptor de frequência.

Como funciona um gerador?

Os geradores funcionam por indução eletromagnética. Agora, vamos mergulhar no processo passo a passo de como um gerador funciona.

Passo 1: Fornecimento de Combustível

O abastecimento do motor do gerador é a primeira fase. Um tanque de combustível contém o combustível, que é abastecido manualmente ou conectado a um suprimento externo de combustível.

Passo 2: Ligue o motor

Dependendo do projeto do gerador, o motor é ligado assim que o suprimento de combustível estiver pronto usando um cordão, chave de ignição ou botão de pressão. A energia potencial na gasolina é posteriormente transformada em energia mecânica quando o motor começa a funcionar.

Passo 3: Potência Mecânica

Um eixo giratório transfere a energia mecânica do motor para o alternador. O rotor do alternador gira dentro do estator enquanto o motor gira o eixo, produzindo um campo magnético.

Passo 4: Energia Elétrica

A corrente elétrica é induzida nos enrolamentos do estator pelo campo magnético giratório do alternador. Corrente alternada (CA) é o nome da corrente elétrica que o alternador gera. O regulador de tensão é então usado para transformar a CA na tensão desejada.

Para que serve um gerador elétrico?

Os geradores têm uma ampla gama de aplicações, incluindo:

  • Fornecimento de energia de backup durante quedas de energia
  • Potenciando canteiros de obras e eventos ao ar livre
  • Suporte a sistemas críticos em hospitais e data centers
  • Permitindo uma vida remota e fora da rede
Os geradores são máquinas essenciais que fornecem energia de backup quando ela é mais necessária. Você pode escolher o melhor gerador para suas necessidades estando bem informado sobre como um gerador opera. Os geradores são dispositivos adaptáveis ​​que fornecem uma fonte de energia constante, quer você precise de energia de reserva para sua casa, escritório ou atividades ao ar livre.

Posts mais populares

PERGUNTAS?
CONTACTE-NOS HOJE.

Comprar?

Artigos relacionados

como limpar um motor pequeno

Ao ler este artigo, você obterá uma compreensão completa dos meandros da limpeza de seu motor pequeno e como essa manutenção regular pode manter seu motor funcionando da melhor forma.

Saiba Mais>

Não se cansa?

Inscreva-se para ofertas exclusivas e atualizações sobre novas chegadas